É pouco

Apesar de tudo, governo demitiu só 118 por corrupção, em 2018

Escândalos provocaram poucas dispensas entre 600 mil servidores

acessibilidade:
Entre os atos relacionados à prática estão tirar proveito do cargo para obter vantagens pessoais, receber propina ou vantagens indevidas, improbidade administrativa e lesão aos cofres públicos. Foto: José Cruz/ABr

Protegidos pelo instituto da “estabilidade no emprego”, ainda em vigor, os funcionários públicos precisam se esforçar muito para serem demitidos. Ainda assim, nos primeiros quatro meses do ano, o governo federal conseguiu concluir os processos de demissão de 118 por “atos relacionados à corrupção”. O número pode ser considerado modesto, considerando-se tantos escândalos investigados nos últimos anos. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Entre janeiro e abril, foram demitidos 183 servidores, 65% deles por corrupção. O recorde é de 2016: 549 demitidos. Em 2017 foram 506.

Corrupção é uma das raras chances que o governo tem para abrir e concluir processos de demissão de funcionários públicos.

Projeto da senadora Maria do Carmo (DEM-SE) possibilita a demissão de servidores que se revelem desinteressados ou incompetentes.

Reportar Erro