Pior época possível

Finep demite idosos em meio à pandemia e culpa reforma da Previdência

Diretoria alegou que empregados entre 75 e 82 anos deviam ser demitidos até 8 de setembro para evitar "solução de continuidade nos serviços"

acessibilidade:
Diretoria alegou que empregados entre 75 e 82 anos deviam ser demitidos até 8 de setembro para evitar "solução de continuidade nos serviços"

Empresa pública do Ministério de Ciência e Tecnologia, a Finep decidiu demitir funcionários idosos em plena crise da pandemia de covid-19. A alegação é que atingiram a “idade-limite”. Os primeiros cinco demitidos, quatro deles analistas muito experientes, têm de 75 a 82 anos de idade. Ligamos na Finep em Brasília, com o objetivo de entender o porquê das demissões, mas nos empurraram à sua sede, no Rio. Ali, não havia vivalma. “Todos em home office”, dizem na portaria. E incomunicáveis. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Segundo resolução da diretoria da Finep, as demissões devem ser feitas até 8 de setembro para evitar “solução de continuidade nos serviços”.

“Solução de continuidade” não deve ser exatamente uma preocupação na Finep, a julgar pela aparente transformação de home office em folga.

Finep é a sigla de Financiadora de Estudos e Projetos de inovação, desde a pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado.

A Finep atribui as demissões à reforma da Previdência. Levou “um tempo para adequação e pleno entendimento jurídico”. Um ano para cair a ficha.

Reportar Erro