Dias contados

Exclusão da Cide será ‘zerada’ antes das eleições de outubro

Aumentos da Petrobras vão 'repor' seu valor em poucos meses

acessibilidade:

A exclusão do imposto dos combustíveis Cide do preço da gasolina, do diesel e do etanol será neutralizada em poucos meses, com a política de reajustes adotada pela Petrobras há dez meses. Estimativas oficiais apontam para cerca de 30% de aumento desde julho de 2017. Só este ano, até agora, foram quase 9%. Assim, os 10% da Cide podem ser neutralizados pela ganância da petroleira antes mesmo das eleições. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A ideia de “zerar” a Cide sem mexer na política da Petrobras não passa de um gesto eleitoral com prazo de validade: cinco meses.

A Petrobras cita “cotação internacional”, mas a composição de preço ignora que seus salários, energia, insumos e o Tesouro são nacionais.

Aliás, a Petrobras deveria abater dos seus preços tudo o que sacou a descoberto do Tesouro Nacional, na História, para tapar seus rombos.

Em 2002, o então candidato Anthony Garotinho perguntou a Lula, num debate, se ele sabia o que é Cide. Começou ali a série “eu não sabia”.

Reportar Erro