Motivação é política

CPI da Covid será a única em 10 comissões parlamentares de inquérito a funcionar

Senado tem duas sobre queimadas e desmatamento na Amazônia e Câmara tem sete requerimentos que “preenchem todos os requisitos”

acessibilidade:
FA PEC 110/2019 prevê a criação de um modelo dual de tributação, com dois impostos de valor agregado (IVA) Foto: Roque de Sá / Agência Senado

A CPI da Covid, ordenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ainda exalando odores eleitorais.

Será a única a funcionar no Congresso, onde há outras nove propostas ou criadas, mas suspensas, em razão da pandemia.

Só no Senado há duas CPIs sobre as causas das queimadas e do desmatamento na Amazônia, e na Câmara há sete requerimentos, que “preenchem todos os requisitos”, com assinaturas necessárias, mas não têm a mesma atenção de parlamentares e da “casa política” STF. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Sem nenhum apoio político, aguarda desde maio de 2020 o pedido de CPI para investigar abuso e exploração sexual de crianças na internet.

A Lava Jato tem pedido de CPI desde 2019, para investigar violação de direitos constitucionais, mas o objetivo já foi alcançado de outra forma.

Altas abusivas de passagens aéreas e energia, pirâmides financeiras e o envio de bilhões para Cuba também completam anos na gaveta de CPIs.

Reportar Erro