Foram 419.387 normas

Brasil criou duas regras tributárias por dia desde a promulgação da Constituição

Empresas gastam R$162 bilhões por ano para acompanhar as 419.387 regras criadas desde 1988

acessibilidade:
Gilberto Luiz do Amaral, coordenador do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

A reforma tributária se torna mais necessária a cada dia, para destravar o crescimento econômico brasileiro. Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que os legisladores brasileiros tiveram a capacidade de editar 419.387 normas tributárias desde a promulgação da Constituição.

Segundo o IBPT, são 2,17 regras criadas todo dia útil desde 1988. Sempre para atrapalhar. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

As milhares de regras levam as empresas a gastar R$ 162 bilhões por ano apenas para acompanhar as mudanças na legislação, diz o IBPT.

Relator da reforma, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) vê o sistema tributário é “um dos pontos de maior contribuição para o alto custo do país”.

Coordenador do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral disse que as propostas “são ultrapassadas” e não consideram todos os efeitos da pandemia.

Cada empresa deve monitorar atentamente 4.377 regras se não quiser ter problemas. Impressas em papel A4, são 6,4 quilômetros de normas.

Reportar Erro