Minas planejou e comprou

Zema começa a distribuir parte das 50 milhões de seringas para vacina contra covid-19

Governador de Minas inicia nesta semana distribuição de 19 milhões de seringas agulhadas

acessibilidade:
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

O governo de Romeu Zema (Novo) anunciou hoje (5) que começa nesta semana a demonstrar que o planejamento em gestão pública é fundamental para garantir ações efetivas de enfrentamento à covid-19, em Minas Gerais. A pasta da Saúde mineira inicia nesta semana a distribuir para o interior do estado 19 milhões das 50 milhões de seringas agulhadas já compradas pelo governo estadual, no âmbito do Plano Estadual de Vacinação para a covid-19.

Mesmo sendo o estado com a menor taxa de mortalidade no Brasil por milhão de habitantes, Minas Gerais teve a preocupação de seu governo de se antecipar e dar início ao Plano de Contingenciamento, ainda em setembro. Além das 50 milhões de seringas agulhadas que começaram a chegar em território mineiro, Zema comprou 617 câmaras refrigeradas para armazenamento dos imunizantes.

O anúncio foi feito nesta tarde pelo secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, durante coletiva à imprensa. Segundo ele, a estruturação das ações do Governo de Minas irá garantir mais agilidade na aplicação dos imunizantes assim que o governo federal iniciar a sua distribuição.

“Estamos iniciando a logística para entrega, através das nossas superintendências e gerências regionais, para que estas seringas cheguem aos municípios e possam, no momento próprio, nesse plano antecipado do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Saúde, servir para a vacinação de toda população mineira”, afirmou o secretário adjunto, Marcelo Cabral.

A logística elaborada pela pasta da Saúde mineira também leva em conta uma vacinação gradual durante o ano, e não em uma data única.

Atenção, sem relaxamento

O secretário Marcelo Cabral reforçou, ainda, que o momento é de atenção e que a população mineira continue tomando os devidos cuidados até que a vacina esteja disponível. De acordo com o secretário adjunto, as festividades do final do ano passado podem contribuir para o aumento da transmissão da doença.

“Infelizmente, no final do ano houve um relaxamento no que se refere aos cuidados. A partir do final do ano, com as reuniões e comemorações que eventualmente tenham se realizado sem os maiores cuidados, os reflexos serão verificados, objetivamente, 14 dias após estes eventos”, observou.

Cabral ainda destacou a importância da conscientização das pessoas em continuar utilizando a máscara, realizando a higienização adequada, mantendo o distanciamento e evitando aglomerações para que Minas continue com os resultados alcançados até agora.

“Qualquer esforço será em vão caso as pessoas não tomem este cuidado. E isto tem reflexos na rede assistencial, na ocupação de leitos, o que requer de todos nós cidadãos os cuidados”, finalizou. (Com informações da Agência Minas)

Reportar Erro