'Carreira brilhante'

‘Um dos maiores juristas da História’, diz Sarney sobre Sepúlveda

O ex-presidente divulgou uma nota manifestando a comoção com a notícia da morte do jurista

acessibilidade:
José Sarney (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.)

O ex-presidente José Sarney também lamentou a morte do jurista Sepúlveda Pertence. Com brilhante carreira na Procuradoria-Geral da República, Sepúlveda chegou ao posto máximo da PGR após nomeação de Sarney.

O ex-presidente divulgou uma nota manifestando a comoção com a notícia da morte do jurista. Sarney destacou que a nomeação de Sepúlveda ocorreu “não por amigo, mas por mérito indiscutível”.

Veja a íntegra da nota do ex-presidente José Sarney

JOSÉ PAULO SEPÚLVEDA PERTENCE

Foi com intensa comoção que recebi a notícia do falecimento de José Paulo Sepúlveda Pertence. Perde o Brasil um dos maiores juristas de sua História, um dos maiores magistrados que já passaram pelo Supremo Tribunal Federal, o consolidador do Ministério Público Federal, o brilhante advogado, o defensor do direito; perdemos, eu, minha mulher, minha família, um amigo de longos anos, uma extraordinária criatura humana, o observador arguto da vida pública, o intelectual completo, o caráter sem jaça, o exemplo de integridade moral.

Deus me deu a oportunidade de nomeá-lo, não por amigo, mas por mérito indiscutível, para dois dos principais cargos do Estado: Procurador-Geral da República e Ministro do Supremo Tribunal Federal. Em ambos sua presença está registrada como dos pontos mais altos destas instituições.

Nos conhecemos quando era muito moço, por amigos comuns como Carlos Castello Branco e José Aparecido de Oliveira; e ao mesmo tempo por sua ligação com Victor Nunes Leal, com quem trabalhou e por quem eu tinha grande estima e admiração.

Inconsoláveis, Marly, meus filhos e eu partilhamos com seus filhos Evandro, Eduardo e Pedro Paulo e toda a família a tristeza dessa ausência, mas sabendo que teremos para sempre a presença de sua inteligência e sua amizade.

JOSÉ SARNEY

 

Reportar Erro