Discriminação

Polícia investiga vereador em cura de autismo com ‘peia’ e ‘chibata’

O vereador diz que teve fala distorcida de forma equivocada e alega que é o parlamentar que mais apresenta projeto de lei em favor do Autismo

acessibilidade:
Vereador e presidente da Câmara Municipal de Juáca diz que não teve intenção de ofender a causa autista. Foto:Reprodução/redes social.

A Polícia Civil do Ceará vai investigar o vereador e presidente da Câmara Municipal de Jucás, Eúde Lucas (PDT-CE), por falar que a cura do Transtorno do Espectro Autismo (TEA)  se resolve na “peia” e na “chibata”. O vereador vai ser investigado por discriminação. 

Na última quarta-feira (20), durante uma sessão na Câmara, o vereador comentou a repercussão do recente diagnóstico do transtorno do autismo da atriz Letícia Sabatella. Eúde disse “Tem uma declaração que os artistas, os autores, sei lá… tá rondando. Eu digo ‘eu era autista’, só que meu pai tirou o autista na peia. Naquele tempo tirava autista era na chibata. Porque era um menino meio traquina”.

A declaração do vereador causou grande repercussão negativa, Eúde Lucas alega que sua frase foi “distorcida de forma equivocada”, o  parlamentar esclareceu que ao comentar o caso da atriz utilizou o próprio caso e como era o tratamento do autismo antigamente, justamente pela falta de tratamento adequado. O vereador explanou que assistindo a reportagem do diagnostico tardio do TEA, presume que também poderia ser diagnosticado. 

O vereador reafirma que não tinha a intenção de discriminar ou ofender, já que convive com amigos e familiares diagnosticado com o transtorno.

Por meio de uma nota de esclarecimento oficial do presidente da Câmara Municipal de Jucás pediu desculpas “Jamais tive a intenção de ofender e peço perdão se me expressei de maneira equivocada, lamento profundamente que tenha sido mal interpretado” e ressaltou que é o vereador que mais apresentou projeto de lei em favor do Autismo no município de Jucás.

“Eu fui o vereador que mais apresentei projeto de lei em favor do Autismo no Município de Jucás, justamente por compreender e abraçar esta causa. Reitero aqui o meu compromisso de continuar apresentando projetos e lutando pelos autistas e por todos aqueles que precisam”

 

Confira a nota completa:

Nota oficial do vereador Eúde Lucas (PDT-CE) após falar que Transtorno do Espectro Autismo (TEA) se cura com ‘peia’ e ‘chibata’. Foto: Reprodução/redes sociais.

Reportar Erro