CPI do 8 de Janeiro

Coronel da PMDF teria dado ordem para deixar Esplanada livre em atos de janeiro

"O coronel Paulo José me disse para abrir a Esplanada aos manifestantes no dia 8 de janeiro"afirma Marcelo

acessibilidade:
A ordem era para "restaurar a ordem", e não "prender pessoas". Foto: Marcelo Camargo/ABr

O coronel da Policia Militar do Distrito Federal (PMDF) Marcelo Casimiro afirmou que a ordem para a liberação da Esplanada dos Ministérios para os manifestantes partiu do então coronel e subchefe do Departamento de Operações da PMDF, Paulo José Ferreira de Sousa.

A declaração foi realizada durante a CPI dos Atos Antidemocráticos de 8/1 na Câmara Legislativa do DF.

O que disse Casemiro

“O coronel Paulo José me disse para abrir a Esplanada aos manifestantes no dia 8 de janeiro”, afirma Marcelo, que, por sua vez, chefiava o 1° Comando de Policiamento Regional da PMDF no dia 8 de janeiro.

O coronel disse ainda que estava de folga no dia 8 de janeiro, mas que “quando percebeu a gravidade da situação” foi a praça dos Três Poderes. “Estava acompanhando as notícias. Quando soube que o comandante-geral estava no terreno, me desloquei para lá também” disse Casemiro.

Marcelo contou também que a PMDF não recebeu “nenhum relatório”, que afirmaria as intenções dos golpistas.

“Não tinha informação, não tinha análise de risco, não tinha inteligência, não tinha nada. Para um cenário como esse, o efetivo empregado seria suficiente. Mas, depois do fato consumado, sabemos que o número de policiais foi insuficiente”, alegou.

A ordem era para “restaurar a ordem”, e não “prender pessoas”: “Fazer prisões com equipamento de choque não é fácil. Quando chegamos havia muita gente correndo, não tínhamos como saber quem cometeu o crime. Poderíamos cometer abuso de autoridade ao prender um inocente. Nossa prioridade era restaurar a ordem.”, declarou quando interrogado sobre a falta de ação da Policia Militar nos primeiros momentos.

Reportar Erro