Chuva deixa parte de São Paulo sem energia por mais de 20 horas
Ventos fortes que chegaram a 76 km/h geraram a queda de árvores e galhos que danificaram trechos da rede elétrica
As fortes chuvas que atingiram várias regiões do estado de São Paulo na tarde de segunda-feira (8) deixaram grande parte dos consumidores sem energia elétrica por mais de 20 horas. A Enel afirma ter restabelecido o fornecimento para cerca de 81% dos clientes afetados até o início da tarde desta terça-feira (9).
De acordo com a Enel, os ventos fortes, que chegaram a 76 km/h, geraram a queda de árvores e galhos que danificaram trechos da rede elétrica. Os municípios mais afetados na área de concessão foram São Paulo e Santo André.
Foram recebidos 290 chamados para as quedas de árvores, sendo a região sul a mais afetada, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Essa terça-feira amanheceu com alguns quarteirões nos Jardins ainda sem luz. A região das avenidas Nove de Julho e Brigadeiro Faria Lima, ficaram sem energia por volta das 15h da segunda-feira.
Foi estipulado pela empresa Enel que os serviços seriam reestabelecidos às 18h30 de ontem, mas logo adiou o prazo para 20h30. Já nesta manhã, a companhia informou que o problema deveria ser resolvido até as 10h.
A forte chuva que atingiu a região derrubou árvores em ruas importantes, como as alamedas Joaquim Eugênio de Lima e Campinas, e em travessas como a Batataes. Além disso, houve diversos pontos de alagamento e galhos derrubaram fios da rede elétrica, deixando-os expostos.
“Técnicos da companhia atuam desde a tarde de ontem, inclusive durante a madrugada, para reconstruir os trechos da rede de distribuição danificados. Cerca de 800 equipes seguirão trabalhando ao longo do dia para restabelecer a energia para todos”, afirmou a companhia.
Na capital, a força do vento derrubou a estrutura metálica usada na manutenção da marquise do parque Ibirapuera. Ao menos quatro pessoas ficaram feridas sem gravidade e foram encaminhadas ao hospital Albert Einstein.
O parque vai ficar fechado durante esta terça-feira. “A energia foi restabelecida apenas por volta das 3h30, dificultando os trabalhos durante a madrugada”, informou a Urbia, concessionária que administra o parque. Diversos frequentadores reclamaram nas redes sociais que o local amanheceu fechado nesta terça, quando deveria ter aberto às 5h.
A empresa informou que, desde o incidente, as equipes estão trabalhando arduamente para restaurar o parque de forma segura e garantir o bem-estar dos visitantes.
De acordo com relatos, uma pessoa foi levada ao hospital com suspeita de fratura de costela e outra com contusão nos membros superiores. Além disso, outra pessoa sofreu escoriações e foi atendida pelos bombeiros.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou que 54 semáforos estão inoperantes devido à falta de energia. Por exemplo, todos os semáforos da praça 14 Bis, na Bela Vista, estão apagados desde a tarde de ontem.
Segundo a CET, esquipes de manutenção estão trabalhando nos 31 sinais de trânsito que apresentam falhas.
De acordo com a Defesa Civil estadual, a terça-feira será ensolarada e com sensação de abafamento em todo o estado. Entretanto, ao longo do dia, a combinação do calor com a umidade gerada pelo oceano juntamente a Amazônia, propiciará condições para chuvas fortes, acompanhadas por raios e ventos.