Carla Zambelli recebe outra multa da Justiça Eleitoral: R$30 mil
Os ministros multaram a deputada por espalhar notícias falsas sobre manipulação de urnas eletrônicas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade impor uma multa de R$ 30 mil à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por ter considerado que a parlamentar espalhou notícias falsas sobre a manipulação de urnas eletrônicas.
Na campanha eleitoral de 2022, a deputada publicou um vídeo nas redes sociais insinuando que as urnas eletrônicas estavam sendo manipuladas em um sindicato ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, o que, segundo a Justiça Eleitoral, levou eleitores a acreditarem em uma possível fraude no processo eleitoral.
O relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, afirmou que é “inequívoco” o compartilhamento de notícia falsa pela deputada. O voto foi acompanhado por todos os outros ministros.
O Tribunal já havia ordenado a remoção do conteúdo das redes sociais e reiterou sua decisão para quaisquer vídeos que ainda possam estar disponíveis.
A defesa da parlamentar alegou que ela não compartilhou fake news e apenas cobrou explicações sobre as supostas manipulações das urnas.
“Não houve compartilhamento de notícia falsa. Ela foi firme no seu posicionamento, mas no sentido de pedir uma explicação Ela não compartilha o vídeo que vinha sendo difundido, não se manifesta como sendo verídico”, declarou Thiago Rocha, advogado de Zambelli.