Witzel vai aterrar obra de R$ 934 milhões da estação Gávea do metrô, parada desde 2015
Conclusão de projeto custaria até R$ 1 bilhão e aterro deve custar até R$ 40 milhões
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) decidiu reaterrar a cava de fundação das obras da estação Gávea do metrô, na zona sul carioca, que estavam paradas há quase cinco anos.
“Eu fiz vários estudos na tentativa de concluir a obra. Infelizmente, o custo com aquela obra é de R$ 1 bilhão ou até mais. Nós não temos esse dinheiro”, justificou o governador.
A operação deve custar entre R$ 20 milhões e R$ 40 milhões, segundo informou a Secretaria de Estado de Transportes, em nota enviada à reportagem.
“Essa decisão considerou as dificuldades financeiras encontradas pela administração pública, que inviabilizam o alcance de um desfecho favorável para a sua finalização”, disse a secretaria.
Para concluir a obra, seriam necessários entre R$ 750 milhões a R$ 1 bilhão, ou R$ 300 milhões para concretar e estabilizar a estrutura.
A estação de metrô da Gávea estava prevista para a Olimpíada de 2016, mas até hoje não foi concluída.
As estruturas provisórias, mais de seis anos após o início da construção, no governo de Sérgio Cabral (MDB), ainda sustentam os poços que dariam origem à estação e preocupam engenheiros e moradores do entorno.
Para a conclusão dos trabalhos, faltava escavar 1,2 km de túnel e concluir 58% da estação. As obras estão paralisadas desde janeiro de 2015.
Os moradores da região esperavam há 20 anos pela linha e já tinham cerca de 4 mil assinaturas pela retomada e desfecho da estação Gávea.
Em agosto de 2016, a linha 4 foi inaugurada para a Olimpíada sem a estação Gávea. Em março do ano seguinte, as obras foram oficialmente paradas. Já em julho de 2017, poços começaram a ser inundados para estabilização, em processo que durou um ano
Em janeiro deste ano, a Justiça proibiu provisoriamente repasses do governo para a obra após ação do Ministério Público.
Em junho, o Tribunal de Contas do Estado determinou que o governador Wilson Witzel (PSC) apresentasse um plano para retomada das obras, que não serão concluídas.
Cronologia do projeto
Janeiro de 2013: Construção é iniciada na gestçao Sérgio Cabral (MDB), condenado a mais de 200 anos de prisão;
Janeiro de 2015: Obras são praticamente paralisadas;
Agosto de 2016: Linha 4 é inaugurada para a Olimpíada sem a estação Gávea;
Março de 2017: Obras da estação param oficialmente;
Julho de 2017: Poços começam a ser inundados para estabilização; processo dura um ano;
Janeiro de 2019: Justiça proíbe (provisoriamente) repasses do governo para a obra após ação do MP;
Junho de 2019: TCE determina que governo Witzel apresente plano para retomar obras;
Setembro de 2019: Governo decide reaterrar a cava de fundação das obras da estação. (Com informações da Folhapress e do G1)