Choque de gestão

Witzel poupa mais de R$ 250 milhões e reduz 94% da corrupção no Detran do Rio

Nova gestão exalta desempenho no 1º semestre de nova gestão na autarquia

acessibilidade:

Os seis primeiros meses de governo de Wilson Witzel (PSC) no Rio de Janeiro promoveram uma economia de mais de R$ 250 milhões no Detran fluminense, bem como uma queda histórica de 94% no índice de denúncias de corrupção na autarquia, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A nova gestão atribui o desempenho ao corte de custos de contratos. E as ações administrativas ainda geraram queda de 40% no número de reclamações feitas por meio da ouvidoria do departamento estadual de trânsito.

“Buscamos uma instituição de excelência do serviço público. Estamos trabalhando para isso”, explica Luiz Carlos das Neves, presidente do Detran.

Para facilitar a vida do cidadão e promover a consciência no trânsito, o órgão também lançou a Operação Detran Seguro, que substituiu a vistoria anual. A ação, lançada em abril, já vistoriou mais de 8,5 mil veículos. No total, 219 operações foram realizadas, 3.829 autos de infração contabilizados, sendo 1.399 veículos removidos pelo reboque por causa de irregularidades constatadas na fiscalização.

A Operação Detran Seguro conta com o apoio de câmeras OCR, que permitem o reconhecimento óptico de caracteres das placas, fazendo com que seja possível selecionar previamente os veículos que serão abordados. A tecnologia tem contribuído para garantir mais agilidade ao trabalho de fiscalização, além de minimizar os efeitos das blitzes no trânsito.

Os agentes dão prioridade aos veículos que apresentam irregularidades captadas pelas câmeras inteligentes, que fazem uma checagem automática na base de dados do Detran.

“Se o veículo é roubado, se o veículo está com licenciamento atrasado, entre outras irregularidades, o sistema alerta a equipe da operação. O informe aparece com uma coloração diferente no aparelho de celular. São verificados sete itens nas ruas. São eles: setas, placas de identificação, películas, iluminação, vidros, lataria, pneus”, detalha Luiz Carlos das Neves.

Desde o início do ano, o Detran do Rio de Janeiro já leiloou 2.215 veículos apreendidos, gerando uma receita de mais de 700 mil reais. Com a realização do leilão e mais 6.956 veículos dos três últimos pátios do departamento, na próxima segunda-feira (22), todos os depósitos administrados pelo órgão serão esvaziados e, em seguida, desativados. (Com informações do Governo do Rio de Janeiro)

Reportar Erro