Guerra a Covid

Visita a fabrica da vacina Sputinik V no DF deixou Ibaneis bem impressionado

Governador do DF disse que serão produzidas 8 milhões de vacinas a partir de março ou abril

acessibilidade:
O governador Ibaneis Rocha inspecionou as instalações em Brasília da "fábrica de vacinas" da União Química, parceira da vacina russa Sputinik V no Brasil - Foto: Renato Alves.

Após visitaras instalações da chamada “fábrica de vacinas” no Pólo JK, em Brasília, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, revelou-se muito bem impressionado com o que viu.

Fiquei impressionado, tecnologia das mais avançadas”, disse ele sobre as instalações da empresa União Química, parceira brasileira do Instituto Gamaleia, da Rússia, para a produção da vacina Sputinik V.

Segundo Ibaneis, “eles vão dar conta de produzir e entregar as 8 milhões de doses a partir de março ou abril”, disse ele sobre o imunizante que aguarda decisão da agência reguladora Anvisa para uso emergencial no Brasil.

Ele explicou que a União Química já desenvolve o IFA, que é o insumo, “e a partir daí encaminham para a fábrica de São Paulo para envasar.”

A Anvisa ainda examina o pedido de uso emergencial da Sputinik V, mas a dificuldade é que, de acordo com as regras vigentes, para isso a vacina deve estar com a chamada “fase 3” das pesquisas em andamento no Brasil.

O Instituto Gamaleia, que desenvolveu a Sputinik V, divulgou que a eficácia do imunizante é superior a 95%, e por essa razão vem sendo administrada em massa na Rússia.

Reportar Erro