Santa Marcelina

Vigilância Sanitária interdita hospital na zona leste

Sem profissionais suficientes, hospital ainda tem problemas estruturais

acessibilidade:

O Pronto-socorro do Hospital Santa Marcelina em Itaquera, zona leste de São Paulo, está com atendimento parcialmente suspenso desde quinta-feira, 30, devido a superlotação.

Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela Vigilância Sanitária, informou que a interdição cautelar e parcial da unidade de internação cirúrgica, do ambulatório de quimioterapia e de uma das UTIs adulto, ocorreu pela "insuficiência de profissionais para o atendimento e problemas estruturais", como falta de ventilação e ausência de espaço físico adequado para acomodar os pacientes.

Em nota, o Hospital Santa Marcelina, instituição filantrópica e privada que funciona há 56 anos em Itaquera, admite a superlotação e informa que o pronto-socorro clínico tem 20 leitos, mas atende, em média, 50 pacientes e o pronto-socorro cirúrgico tem 14 leitos e atende 40 pessoas.

Segundo o hospital, o pronto-socorro faz 24 mil atendimentos por mês, sendo 87% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a interdição feita pela Vigilância Sanitária, o hospital atenderá apenas casos de extrema urgência.

Para absorver a demanda, a Secretaria Municipal de Saúde diz estar reorganizando a rede e priorizando os atendimentos de risco. A Prefeitura informou que a zona leste conta com 45 serviços de saúde, entre eles quatro hospitais municipais. Os casos sem gravidade são encaminhados à UPA Itaquera e aos hospitais municipais Dr. Waldomiro de Paula (Planalto) e Tide Setúbal. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, pacientes que necessitam de atendimento de alta complexidade são encaminhados para o Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio, no Tatuapé. 

A Secretaria Estadual de Saúde informou que o Hospital Santa Marcelina tem até a próxima segunda-feira, 11, para apresentar uma proposta de adequação dos setores e seu respectivo tempo de execução, que será avaliada tecnicamente pela Vigilância Sanitária do Estado. (AE)

Reportar Erro