Maceió 200 anos

Viadutos recebem pinturas temáticas de artista alagoano

A arte de Rafael dos Santos é reconhecida internacionalmente

acessibilidade:

O ano é festivo. Na passagem dos seus 200 anos, a cidade de Maceió está recebendo mais um presente. Paredes estão se tornando verdadeiras obras de arte. O primeiro ponto contemplado pela ação da Prefeitura de Maceió é o Viaduto Oscar Fontes Lima, que cruza a Avenida Josepha de Mello, no Barro Duro.

Rafael grafitando: arte urbana.No local, a equipe comandada pelo arquiteto alagoano Rafael dos Santos está transformando os dois paredões da passagem de nível em obras de grafitagem, tipo de arte urbana que tem crescido nas cidades por levarem cores vibrantes e vivas cheias de expressividade a ambientes públicos. Os grafites produzidos por Rafael fazem alusão a diversos elementos da cidade.

De um lado do viaduto, o artista vai ressaltar aspectos naturais como o sol, vegetação e o povo maceioense. Do outro, as pinturas representarão elementos culturais dando destaque ao bumba-meu-boi e ao Guerreiro, por exemplo.

O trabalho de Rafael, seja nas áreas de arquitetura, urbanismo e artes plásticas, é reconhecido nacional e internacionalmente. Ele assina participação em outras intervenções urbanas como o viaduto de Marechal Deodoro, e, em setembro deste ano, recebeu Prêmio Bosh na Bienal Internacional de Arquitetura em Buenos Aires (Argentina). Concorrendo com profissionais de 26 países, seu projeto ficou entre os três melhores.

Seguindo com as homenagens ao bicentenário, a meta da Prefeitura é levar a ação a outros viadutos da capital. Finalizado o Oscar Fontes, os artistas já têm outra missão: grafitar o Viaduto União e Força, que cruza o Jacintinho em direção à Avenida Leste/Oeste.

Os condutores devem ficar atentos às alterações no trânsito para as obras. Nos horários de intervenção, agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estarão no local para organizar o fluxo de veículos e evitar engarrafamentos. (Secom/Maceió)

Reportar Erro