São Paulo

Viaduto que cedeu na marginal Pinheiros corre risco de desabar, diz prefeitura

Parte da equipe que fazia o escoramento foi retirada; CPTM bloqueou a passagem do trem

acessibilidade:

Estudos realizados na madrugada desta sexta-feira, 16, afirmam que o viaduto da pista expressa da Marginal Pinheiros, próximo à Ponte do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, que cedeu cerca de dois metros na quinta-feira, 15, pode desabar.

Segundo informou a gestão Bruno Covas (PSDB), a situação do viaduto é mais crítica do que a esperada inicialmente. Os trens que passam embaixo do viaduto fazem com que a estrutura vibre. Desde a madrugada, equipes trabalharam no local para escorar a estrutura.

O local é rota de acesso à Rodovia Castello Branco, que leva a cidades do interior do estado. Nesta manhã, o trânsito foi desviado para a pista local, provocando engarrafamento na região do Parque Villa Lobos.

Devido ao risco, a Linha 9-Esmeralda da CPTM, que passa sob o viaduto, foi interrompida entre as estações Pinheiros e Ceasa. As estações Villa-Lobos e USP-Cidade Universitária estão fechadas. O sistema de ônibus gratuito Paese foi acionado, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelisioni. A prefeitura também diminuiu o número de funcionários trabalhando em obras de escoramento do viaduto por questões de segurança.

“Passamos a noite inteira fazendo o monitoramento da estrutura e percebemos uma movimentação agora pela manhã e, ouvindo o especialista, aumentamos nosso índice de criticidade da estrutura. Vamos acelerar os procedimentos de segurança, de cimbramento e de apoio à estrutura para que as pessoas possam trabalhar com segurança”, disse Vitor Aly, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, nesta sexta-feira.

“Vamos diminuir o número de pessoas para que trabalhem com segurança. Elas têm especialidade em uma condição crítica como essa. Antes que vocês [jornalistas] perguntem se piorou a situação da estabilidade do viaduto, [digo que] piorou”, completou Aly.

“Existe a possibilidade de ruína? Existe. Inclusive, já ligamos para o secretário de Transportes Metropolitanos e pedimos para a CPTM diminuir a velocidade dos trens, porque eles estavam vibrando e fazendo com que as estruturas se movimentassem. O momento agora é de criticidade e nós vamos acelerar os processos de escoramento para que a gente consiga, depois de estabilizar a estrutura, dar prosseguimento nas obras de segurança e recuperação da estrutura”, finalizou.

Foram interditados quase 20 km da pista expressa da marginal devido ao ocorrido. João Octaviano, secretário de Transportes, disse que a solução gera problemas, mas é a melhor possível para evitar que as pessoas fiquem “presas na marginal”.

A marginal Pinheiros é a segunda via mais movimentada de São Paulo, atrás apenas da Tietê, e liga a cidade a diferentes rodovias e avenidas. Em apenas uma hora, no pico de tráfego, 13 mil veículos passam pelas oito faixas da marginal, incluindo a pista local. Cinco dessas faixas estão agora interditadas.

Em um dia comum, trafegam 450 mil veículos nos dois sentidos da marginal Pinheiros.

Reportar Erro