Desabamento

Viaduto desaba na região central de Brasília sem fazer vítimas

Desde 2011 relatório já apontava falhas críticas na estrutura

acessibilidade:

Cerca de um terço do viaduto da Galeria dos Estados, na região central de Brasília, desabou agora há pouco. Ainda não há informações confirmadas sobre vítimas, mas o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rolleberg (PSB), já anunciou que nas primeiras varreduras da Defesa Civil, não foram encontrados feridos ou vítimas.

A pista que corta a capital está fechada nos dois sentidos. As informações inicias é de quatro carros estavam embaixo do viaduto e quatro outros carros foram danificados, mas as autoridades ainda não confirmaram o número. Mesas em uma churrascaria próximo ao local do desabamento ficaram soterradas.

A Polícia Militar, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros já estão no local. Segundo o GDF, o HRAN E HBDF serão referências para possíveis vítimas. A CEB já foi acionada e está desligando a energia na região para evitar outros problemas.

O governador Rodrigo Rollemberg já está no local. Cães farejadores do Corpo de Bombeiros continuam a procura de possíveis vítimas.

 

Problema identificado desde 2009

Um relatório feito pelo Sindicato de Engenharia e Arquitetura (Sinaenco) em 2011 já apontava as más condições do local desde 2009. “A Galeria dos Estados é uma das piores condições que encontramos durante a pesquisa. Os pedestres e carros que passam por baixo do viaduto podem ter problemas com pedras, que podem cair a qualquer momento.”

O acidente ocorre dois dias depois do desmoronamento da garagem de um prédio localizado na 210 Norte.

Relatório do Tribunal de Contas de 2012

Relatório do TC-DFA Divisão de Auditoria de Programas e de Recursos Externos do Tribunal de Contas do Distrito Federal produziu um relatório em 2012, onde listou mais de uma dúzia de obras de Brasília que precisavam de reparos. Foi identificada a “necessidade urgente” de manutenção em ao menos metade dos sítios visitados.

Há grande tráfego de veículos por cima e por baixo do viaduto que desabou.

Transeuntes consideraram um

Veja o vídeo do local após o desabamento:

Desabou uma estrutura com duas faixas da pista do Eixo Sul, a principal da Capital

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diversos carros foram esmagados pelo bloco de concreto do viaduto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem do helicóptero do Detran-DF mostra claramente a parte do viaduto que cedeu.

Reportar Erro