Presença, contra traições

Vereadores de Maceió denunciam que posse 100% virtual tumultua eleição da Mesa Diretora

Veto à posse híbrida causou reação de grupo com maioria para eleger Galba Netto presidente

acessibilidade:
Grupo de 14 vereadores afirma que vão eleger Galba Netto como presidente da Câmara de Maceió. Foto: Divulgação

Um grupo de vereadores que afirma ter maioria de votos para eleger o vereador Galba Netto (MDB) como futuro presidente da Câmara Municipal de Maceió reagiu contra a decisão da atual Mesa Diretora de estabelecer que será 100% virtual a posse dos 25 novos vereadores e do prefeito eleito João Herique Caldas, o “JHC” (PSB), marcada para as 14h desta sexta-feira (1º), na capital alagoana. Para Galba Netto (MDB), a mudança do formato híbrido para o totalmente virtual, anunciada ontem (30), representaria “um artifício usado visando tumultuar somente o processo democrático da eleição da Mesa”.

A disputa eleitoral que acontece em meio a uma intensa articulação de bastidores resultou em uma guerra de notas públicas desde a tarde de ontem. Na última delas, publicada na madrugada de hoje (31), a atual Mesa Diretora presidida pelo vereador reeleito Kelmann Vieira (PODE), a acusação de interferência na democracia é repudiada e tratada como infundada pelos atuais vereadores.

A atual Mesa Diretora justifica a decisão de fazer a posse totalmente virtual com o argumento de que atendeu a uma recomendação do Ministério Público de Alagoas (MPAL), que demonstrou preocupação diante do aumento de casos da Covid-19 na capital e no estado. O requerimento pela posse sem a presença em plenário foi feita pelo vereador eleito Fernando Hollanda (MDB).

“É impressionante como um grupo de vereadores, tomados pela ânsia da conquista do poder, passa a propalar inverdades sem sequer se ater aos fatos, mesmo que isso venha a comprometer a saúde de nosso povo. A atual Mesa Diretora sempre conduziu os trabalhos com respeito a todos os pares, garantindo o exercício da democracia. E assim procederá, possibilitando o espaço do debate para que se eleja a futura Mesa da Casa e assim os vereadores possam, por livre consciência, votar na chapa que escolherem. Repudiamos as ilações e insinuações de um grupo cujo interesse é tumultuar o processo democrático por meio de factoides”, diz a nota da atual Mesa Diretora, composta por, além de Kelmann, Ib Brêda (MDB), Silvânia Barbosa (PRTB) e Zé Márcio Filho (PSD).

Vereadores Samyr Malta e Galba Netto disputam Mesa Diretora da Câmara de Maceió. Fotos: Edilson Omena/Tribuna Hoje

Olho vivo contra traições

Sem explicar de forma clara por que motivo a sessão virtual tumultuaria, e híbrida não prejudicaria a democracia, o grupo de 14 vereadores liderado por Galba Netto publicou nota em que afirma estranhar a “interpretação distorcida” dada pela Mesa Diretora sobre a cerimônia de posse. Os apoiadores de Galba certamente temem por traições internas e adesões à candidatura do adversário Samyr Malta (PTC), que conta com 11 votos do grupo apoiado pelo governador Renan Filho (MDB).

“A recomendação da 15ª Promotoria de Justiça da Capital em relação ao crescimento dos casos da Covid-19 em Alagoas não proíbe o evento presencial, nem mesmo a cerimônia, pede apenas que não exista festa, nem aglomerações e que os cuidados sanitários sejam mantidos”, diz o grupo majoritário, na nota.

O grupo de Galba ressalta que, ao todo, estarão presentes 27 pessoas e um corpo de funcionários que juntos não vão ultrapassar 50 pessoas no mesmo ambiente, com distanciamento já realizado atualmente nas sessões presenciais. E lembra que as demais autoridades que normalmente compareceriam ao evento já foram informadas que poderão assistir pelas redes sociais.

Os 14 estranham a “insistência” da atual Mesa em fazer a cerimônia de forma virtual. E acusam: “O grupo nela presente tem tentado com essa decisão influir de alguma forma na eleição da próxima presidência da Casa”.

“Essa repentina mudança promovida pela atual Mesa Diretora soa como antidemocrática e demonstra interesses pouco republicanos de quem insiste em querer se perpetuar no comando da Casa, sem entender que os tempos se renovam, os grupos se modificam e que o cidadão maceioense deixou bem claro nas urnas o desejo pela mudança”, provocou o grupo.

Os apoiadores da Galba Netto afirmam que lutarão contra qualquer tipo de manobra, e confirmam na nota que estarão juntos e presentes no plenário da Câmara de Maceió, amanhã, para tomarem posse e darem posse ao prefeito JHC e ao vice-prefeito Ronaldo Lessa (PDT), e em seguida realizarem a eleição da futura Mesa Diretora para o biênio 2020-2021.

Assinaram a nota, além de Galba Netto: Luciano Marinho (MDB), Gaby Ronalsa (DEM), Marcelo Palmeira (PSC), Siderlane Mendonça (PSB), João Catunda (PSD), Francisco Sales (PSB), Fábio Costa (PSB), Cal Moreira (PSC), Brivaldo Marques (PSC), Chico Filho (MDB), Dr. Valmir (PT), Aldo Loureiro (PP) e Davi Davino (PP).

Reportar Erro