Apesar da crise

Venda de carros novos aumenta 25,42% em dezembro

Foram vendidas 6.182 unidades ante 4.929 em novembro

acessibilidade:

A crise que se instalou no setor automotivo não dá sinais de que vai cessar em 2017. Entretanto, as concessionárias têm trabalhado para melhorar a realidade das vendas de zero quilômetro. Não à toa, dezembro confirmou, mais uma vez, o efeito positivo da força-tarefa das distribuidoras de veículos no último ano.

A pesquisa mensal divulgada pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (Sincodiv-DF) aponta que, em dezembro, foram vendidas 6.182 unidades ante 4.929 em novembro. O número representa um aumento de 25,42% em relação ao mês passado. Já os dados nacionais sinalizam acréscimo de 14,73%.

Ao comparar as vendas de dezembro de 2016 com igual período de 2015, registra-se uma redução de 9,49%. No acumulado do ano passado, de janeiro a dezembro, foram vendidos 63.833 veículos (automóveis, camionetas, caminhões, micro-ônibus e ônibus). No Brasil, a baixa foi de aproximadamente 20,19%, enquanto no DF essa porcentagem é de 23,96%.

“Ao olhar agora para trás, é fácil concluir que houve bastante esforço e otimismo dos concessionários para vencer o difícil ano de 2016. Houve, também, aflição geral em acompanhar o fechamento de lojas por todo o Brasil. Não há como negar que estamos vivendo num momento de dificuldade. Por isso, uma equipe qualificada e treinada, a exemplo da nossa, faz um diferencial muito grande. Não desperdiçamos a chance de fechar dezembro, considerado o melhor mês para venda de carros, com números positivos”, afirma Alessandro Soldi, vice-presidente do Sincodiv-DF.

Ranking

A Fiat segue na liderança das marcas mais vendidas no DF. Em dezembro, foram emplacados 1.240 veículos. A Volkswagen subiu para segundo no ranking, com 792. Em terceiro lugar ficou a GM. Toyota e Hyundai fecham as cinco marcas mais comercializadas no último mês.

Motocicletas

Em dezembro, foram emplacadas 718 motocicletas contra 586 em novembro. A Honda segue na liderança das marcas mais vendidas no DF, com 517 unidades emplacadas. A Yamaha continua em segundo no ranking, com 75. Em terceiro lugar, a Kawasaki; e a Harley e a BMW fechando as cinco marcas mais vendidas no último mês.

Reportar Erro