Óleo na foz

Vazão do Velho Chico pode ser ampliada contra risco de contaminação por petróleo

Órgãos e entidades decidiram que, se identificado risco, Ibama pedirá operação à ANA

acessibilidade:

A Sala de Acompanhamento da Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco aprovou nesta sexta-feira (11) a proposta da Agência Nacional de Águas (ANA) para aumento da vazão na hidrelétrica de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, caso a análise ambiental do Ibama identifique risco de contaminação da água do rio pelo derramamento de petróleo que já atingiu na região próxima à foz do Velho Chico.

Atualmente, a vazão é de aproximadamente 800m³/s, e poderá ser ampliada para o patamar de 1.300m³/s.

Se esta medida preventiva for necessária, as águas que passam por Xingó, que é a fio d’água (não possui reservatório), levarão cerca de 50 horas para chegarem à foz do Velho Chico na divisa entre Alagoas e Sergipe, já que a hidrelétrica está a 179 km da foz do rio.

Para que o aumento da vazão em Xingó possa acontecer, a água precisará ser liberada pela barragem da hidrelétrica de Sobradinho (BA), a maior na calha do rio São Francisco, que está a montante (acima) de Xingó e a 747,8 km da foz.

O eventual aumento da vazão em Xingó causaria um incremento na geração hidrelétrica na bacia Velho Chico, sem comprometer a segurança hídrica na região. Porque foi limitada a duração da medida, caso o IBAMA peça a entrada em vigor da nova vazão.

O volume útil do reservatório de Sobradinho somente poderá ser reduzido em 1 ponto percentual. A barragem acumula um volume útil de 34,47%. Há um ano o reservatório estava com 24,04% de seu volume útil.

A ANA coordena as reuniões da Sala de Acompanhamento da Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco, que contam com a participação de uma série de instituições, como: Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Casa Civil, IBAMA, Marinha do Brasil, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e secretarias e agências estaduais de Sergipe, Alagoas e Bahia

O Velho Chico 

O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra (MG) e chega à sua foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, percorrendo cerca de 2.800km, passando por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O Velho Chico é o rio 100% nacional com maior extensão. A bacia drena territórios de 503 municípios e engloba parte do Semiárido, que corresponde a aproximadamente 58% desta bacia hidrográfica, que está dividida em quatro unidades: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco. (Com informações da Ascom da ANA)

Reportar Erro