2º turno em Maceió

Tucano diz que Renan quer usar 'tabica' (chibata) e saco de dinheiro em Maceió

Em debate, Rui acusa Renan de comprar consciências em Murici

acessibilidade:

O último debate do 2º turno da disputa pela Prefeitura de Maceió, na noite desta sexta-feira (28), na TV Gazeta (Globo), voltou a evidenciar críticas do candidato à reeleição Rui Palmeira (PSDB) à política coronelista praticada pelo presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) em Alagoas. O prefeito tucano acusou Renan de tentar usar seu afilhado e candidato a prefeito Cícero Almeida, o Ciço (PMDB), para implantar na capital alagoana a política que vigora em Murici, reduto dominado pelo clã dos Calheiros há 60 anos.

Rui Palmeira disse que Renan achava que poderia usar uma "tabica" (espécie de chibata) e "um saco de dinheiro" para comprar as consciências dos maceioenses e eleger como seu fantoche o deputado federal e ex-prefeito Ciço, para comandar Maceió. A declaração foi dada depois de Ciço provocar Rui, afirmando que o prefeito não manda na Prefeitura de Maceió. E o tucano reagiu lembrou da época em que o peemedebista era acusado de ser preposto do deputado federal João Lyra, na gestão da capital alagoana.

“Quem manda na Prefeitura sou eu. Na sua época, todo mundo sabia que quem dava as ordens era o ex-deputado João Lyra. E, caso o senhor fosse prefeito, quem ia dar as ordens era senador Renan Calheiros, que achava, achava, que ia fazer como faz em Murici, com uma tabica na mão e um saco de dinheiro na outra, ele ia comprar a consciência do povo de Maceió. Mas não vai não, deputado Cícero”, reagiu Rui Palmeira.

Neste momento do debate, o prefeito tucano repudiava as agressões feitas pelo guia eleitoral e Ciço contra o ex-prefeito João Sampaio, acusado de 'renunciar por corrupção', após suceder o pai de Rui, Guilherme Palmeira. O candidato de Renan negou o ataque ao ex-prefeito, apesar de ter sido alvo de punição da Justiça Eleitoral, com direito de resposta pela calúnia contra Sampaio, que esclareceu ter renunciado por problemas de saúde.

Neste segundo turno, Ciço perdeu 166 minutos de propaganda por agressões contra Rui e João Sampaio.

Assista: 

As últimas pesquisas divulgadas esta semana mostram que Rui Palmeira deve ser reeleito com vantagem sobre Ciço de 28 pontos percentuais, de acordo com o Ibope, e de 30,4 pontos, segundo o Instituto Paraná Pesquisas.

O Diário do Poder entrou em contato com a assessoria do senador Renan Calheiros e se colocou à disposição para publicar seu eventual comentário sobre a afirmação de Rui Palmeira, no debate.

Reportar Erro