Líder isolado

Tucano abre 12 pontos sobre candidato de Renan e já ameaça 2º turno

Gape mostra Rui com 37% contra 25% de Ciço e 14% de JHC

acessibilidade:

Na reta final do 1º turno, o cenário da preferência do eleitor para a sucessão municipal em Maceió mostra que o prefeito e candidato à reeleição Rui Palmeira (PSDB) abriu vantagem de 12 pontos à frente do segundo colocado Cícero Almeida, o Ciço (PMDB). Desempenho que aproxima o tucano de uma tendência de vitória já em 1º turno.

Dados do instituto Gape Pesquisa mostram Rui com 37% das intenções de votos, seguido de longe pelo candidato do presidente do Senado Renan Calheiros, o Ciço, com 25% da preferência do eleitorado. O terceiro colocado, João Henrique Caldas, o JHC (PSB), obteve 14%, e o candidato Paulão apareceu com 1%.

O Gape fez a consulta a 600 eleitores na última sexta-feira (23), quatro dias depois do primeiro debate entre todos os candidatos na TV Ponta Verde (SBT). A pesquisa divulgada na manhã desta terça-feira (27) foi contratada pela Gazeta de Alagoas e registrada no TRE com o número AL–03070/2016.

A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, conforme a metodologia utilizada pelo Gape.

2º turno

Apesar de o desempenho do prefeito tucano ter superado o empate e já ameaçar com a possibilidade de vitória em 1º turno, para 85% dos eleitores consultados pelo Gape, o duelo do 2º turno deverá ter Rui Palmeira e Cícero Almeida disputando o comando da Prefeitura de Maceió. E apenas 7% veem chances de JHC disputar o mandato com Rui no 2º turno.

O prefeito tucano se aproxima de uma tendência de vitória em 1º turno, porque a soma dos desempenhos de todos os candidatos no Gape fica em torno de 40%. Para não haver 2º turno, Rui, que obteve 37% de intenção de votos, precisa superar metade dos votos válidos no próximo domingo. Para isso, de acordo com o cenário do Gape, precisa crescer mais três pontos percentuais, pois se exige metade dos votos válidos mais um, para uma vitória em 1º turno. Realidade possível, de acordo com a margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais. 

A Gazeta de Alagoas não divulgou se o Gape também fez projeções de como os eleitores votariam nos eventuais cenários de 2º turno.

Rui avança

Os números do Gape, se comparados às pesquisas registradas já divulgadas desde o início da campanha, expõem uma vantagem inédita de Rui sobre seu rival do PMDB, na eleição sempre tratada como polarizada. JHC, que sinalizou com uma ascendência nos últimos números também desceu pelo menos quatro pontos percentuais.

Também foi a primeira vez que Cícero Almeida apareceu como primeiro colocado na rejeição do eleitor, superando a liderança do petista Paulão nas últimas pesquisas sobre rejeição, do Ibope e do Instituto Paraná.

Em contrapartida, o candidato à reeleição também teve desempenho positivo quanto à rejeição. Rui obteve o índice de 15% de antipatia do eleitor, na terceira posição; abaixo dos 19% de Paulão e dos 33% de Cícero Almeida, que lidera a rejeição do maceioense de acordo com o Gape.

Quanto à avaliação da gestão do prefeito Rui Palmeira, 71% dos entrevistados disseram aprová-la.

Números anteriores

Na última pesquisa Ibope, contratada pela TV Gazeta e divulgada em 13 de setembro, JHC apareceu com 18% de intenções de voto, após uma arrancada de 7% em relação à primeira pesquisa do mesmo instituto. No resultado do Gape, obteve 14% da preferência do eleitor.

O Ibope já apontava a tendência de Rui avançar, mesmo com empate técnico na margem de erro, pois já estava com 35% contra 28% de Ciço. Paulão figurava com apenas 2%.

O Instituto Paraná Pesquisas, divulgou pesquisa contratada pelo Pajuçara Sistema de Comunicação em 06 de setembro, quando Rui já avançava sensivelmente, com 33,6% de intenção de voto, sobre os 31,9% de Ciço e 15,5% de JHC.

Reportar Erro