Tensões reduzidas

Trump condena invasão ao Congresso e promete transição suave para o sucessor

Ele foi enfático: "aos que participaram de atos de violência e destruição: vocês não representam nosso país"

acessibilidade:
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump supera as expectativas e retorna a corrida pela presidência norte-americana.

Em pronunciamento esta noite, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu a vitória do oponente Joe Biden e condenou violência verificada durante a invasão de manifestantes no prédio do Congresso, considerando-a “odiosa”.

Pela manhã, o presidente americano já havia divulgado mensagem em que se comprometia com u processo de transido “ordeiro” e no fim do dia gravou o pronunciamento em vídeo que divulgou nas redes sociais, além de condenar publicamente a invasão ao Capitólio.

Trump reconheceu que as “emoções estão em patamares altos” e que o país deve “retomar a calma”. O republicano ainda relembrou que sua equipe de campanha atuou para contestar o resultado das eleições para “lutar e defender a democracia americana”.

Sobre a invasão à sede do Congresso, ele foi enfático ao afirmar que “aos que participaram de atos de violência e destruição: vocês não representam nosso país. E aos que desrespeitaram a lei: vocês vão pagar”, prometeu.

Ele não mencionou o nome de Biden em nenhum momento, mas disse que deixará o cargo em 20 de janeiro, uma vez que o Congresso certificou a eleição do novo presidente. E voltou a prometer uma transição suave.

“O momento pede cura e reconciliação”, disse ele, “2020 foi um tempo desafiador para as pessoas”, disse, referindo-se à pandemia.

“Derrotar a pandemia e reconstruir a maior economia da Terra vai exigir de nós que trabalhemos juntos”, afirmou Trump. “Precisamos revitalizar os laços sagrados de amor e lealdade que nos tornam uma grande família”, acrescentou.

Reportar Erro