Povo que sofre

TRT considera greve de metroviários legal

Para desembargador o SindMetrô se manteve dentro dos limites legais

acessibilidade:

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) considerou legal a greve dos metroviários. O desembargador Alexandre Nery de Oliveira entende que o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô-DF) se manteve dentro dos limites legais. A greve da categoria já dura 22 dias.

Assim o sistema metroviário deve permanecer, durante a greve, em funcionamento nos horários de pico, 6h às 9h e das 17h às 20h30, com o funcionamento das 24 estações,  24 trens, mantendo o trabalho de 62 pilotos, 104 agentes de estação, 52 seguranças e 8 controladores. Em caso de descumprimento a multa diária é de R4 100 mil.

Os metroviários reivindicam melhorias nas condições de trabalho, contratação de concursados aprovados, recomposição salarial referente ao período de 2015/2016 e o fim terceiriza para operação das bilheterias.

O Metrô alegou por meio de nota que não pode reajustar os salários e nem fazer novas contratações devido ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), “a empresa lamenta os transtornos causados com a paralisação”.

Uma nova assembleia está marcada para hoje às 21h na Praça do Relógio, em Taguatinga. 

Reportar Erro