Sobrepreço

Tribunal de Contas suspende licitação do Centro de Convenções

TCDF encontrou sobrepreço e outras irregularidades

acessibilidade:

O Tribunal de Contas do Distrito Federal suspendeu nesta terça-feira (25) o processo de licitação para a gestão do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O relatório da Corte aponta sobrepreço e falhas como falta de projetos e de croquis, ausência de detalhamento de preços, não realização de pesquisa de mercado e superestimativa de produtos e serviços.

Um dos problemas do edital é o valor pago pela empresa vencedora ao GDF. O documento prevê que o governo receba R$ 1,5 milhão em troca da concessão do espaço para exploração do local por 20 anos.

A partir de um cálculo de fluxo de caixa, o corpo técnico do tribunal apontou que o valor mínimo é mais do que o dobro do que consta no edital: R$ 3.276.585,14.

Sobrepreço

Os auditores do TCDF também verificaram que os valores estimados no edital estavam bem acima dos praticados pelo mercado em diversos itens. Um exemplo é o possível sobrepreço de 28% em equipamentos e serviços de Tecnologia da Informação, além de falta de justificativa para as quantidades previstas. Nas obras de reforma, foi apontado indício de sobrepreço de 21,7%. O orçamento da revitalização da Praça dos Namorados também ficou 51,8% mais caro do que deveria.

Reportar Erro