Hospital da Criança de Brasília

Tribunal absolve Rafael Barbosa e o Icipe da acusação de improbidade

Diretor do hospital relembra o sofrimento de dirigentes, funcionários e pacientes do Hospital da Criança

acessibilidade:
O médico Rafael Barbosa, ex-secretário de Saúde do governo Agnelo Queiroz (PT), foi absolvido da acusação de improbidade na contratação dos gestores do Hospital da Criança.

Os desembargadores da Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF absolveram por unanimidade o ex-secretário de Saúde Rafael Barbosa e o Icipe (Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada) da acusação de improbidade administrativa apresentada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Ex-secretário de Saúde do governo Agnelo Queiroz (PT), o médico Rafael Barbosa era o principal réu dessa ação do MPDFT por haver inaugurado o Hospital da Criança de Brasília e iniciado a construção do seu Bloco 2. Ele disse que recebeu a sentença “com muita serenidade”.

“Acredito na Justiça, e com ela a cada dia vou provando o meu compromisso que sempre tive com a Saúde Publica do DF”, disse ele ao Diário do Poder, mal contendo a emoção.

A ação questionava o contrato de gestão firmado pelo governo e o Icipe, organização social sem fins lucrativos. O presidente da entidade, Newton Alarcão, afirmou que a sentença tranquiliza a diretoria e também os pais das crianças que são pacientes e os funcionários.

“Recebi a notícia com muita alegria”, comemorou o superintendente executivo do hospital, Renilson Rehem, lembrando o longo sofrimento com os ataques dos procuradores. “Isso é muito ruim, porque tira nosso foco. O que a gente quer fazer é administrar o hospital e cuidar das crianças”, disse.

Desde 2016 O MPDFT aponta supostas irregularidades na escolha do Icipe para gerir a unidade, mas isso não foi confirmado pela Justiça.

Reportar Erro