Pesquisa científica

Três instituições brasileiras recebem o maior prêmio mundial na área de visão

Trabalho inspirador de Altino Ventura levou visão a milhares de pessoas nas últimas décadas

acessibilidade:

O Prêmio Champalimaud Visão 2019, o mais importante do mundo na área da visão, no valor de 1 milhão de euros, superior ao Prêmio Nobel, foi entregue nesta quarta-feira (4), em Lisboa, a três organizações que apoiam a prevenção da cegueira e a oftalmologia no Brasil. O prêmio foi entregue pelo presidente português Marcelo Rebelo de Sousa na Fundação Champalimaud.

Foram premiados a Fundação Altino Ventura, o Instituto da Visão (IPEPO) e o Serviço de Oftalmologia da Unicamp, cujo trabalho levou visão a milhares de pessoas nas últimas décadas,. 

Essas instituições atuam nas comunidades de São Paulo e de outros centros urbanos, na Amazónia e nas zonas rurais do Brasil, trazendo luz a milhões de pessoas sem acesso a cuidados de saúde.

Família oftalmologista
A Fundação Altino Ventura foi criada em 1986 e homenageia um abnegado oculista paraibano que se radicou no Recife, foi catedrático da Faculdade de Medicina de Pernambuco, que se dedicou ao tratamento da visão. Sua família deu continuidade  ao seu trabalho e orgulha os brasileiros que conhecem seu trabalho.

A fundação dedica-se à pesquisa científica, ao ensino e ao atendimento de pessoas do Sistema Único de Saúde (SUS), no Nordeste, e atualmente é presidida por Marcelo Ventura, filho do seu inspirador. Hoje, a família já tem 29 oftalmologistas.

Com sede no Recife, esta instituição já está em nove estados do Brasil, na sua emergência oftalmológica atende 15 mil doentes por mês (500 por dia) e trata de 190 mil doentes por ano. Ao longo da sua história, realizou mais de 14 milhões de procedimentos oftalmológicos e formou 572 oftalmologistas.

Sobre Altino Ventura
Ele nasceu na Paraíba e se transferiu para o Recife, onde, médico, inclinou-se pela oftalmologia, à qual se dedicou até os 80 anos de idade. Altino presidiu a Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco e logo depois a Liga Pernambucana de Prevenção da Cegueira e atunou a Clínica Oftalmológica do Hospital Pedro II, formando muitos oftalmologistas.

Em 1953, construiu a Clínica de Olhos Altino Ventura, primeira Casa de Saúde Especializada, com internação, e construiu o HOPE – Hospital de Olhos de Pernambuco, que se tornaria referência nacional.

A Fundação Altino Ventura dá assistência também a crianças vítimas de problemas causados pela infecção do zika-vírus.

Reportar Erro