Volta às aulas

Treinamento de professores para o retorno às aulas foi adiado

Secretaria de Saúde recomendou retomada progressiva na segunda quinzena do mês

acessibilidade:
Até retorno oficial, alunos recebem conteúdo em casa. Foto: SEEDF/Reprodução

Estava marcado para esta segunda-feira (17) o início do treinamento dos profissionais que atuam na rede de ensino pública do Distrito Federal. Entretanto, a Secretaria de Educação (SEEDF) adiou as atividades que ainda não têm data para ocorrer.

O adiamento foi uma recomendação da Secretaria de Saúde, que aconselhou o retorno gradativo a partir da segunda quinzena de agosto. Para garantir a segurança dos servidores e alunos, todos os profissionais passarão por testagem do novo coronavírus. Assim que concluída esta etapa, a rede público de ensino retomará seu calendário escolar.

O secretário da Educação, Leandro Cruz, afirmou que a prioridade é saúde dos colaboradores e estudantes. “Nenhuma decisão será tomada de forma que coloque em risco a saúde de estudantes, de professores, dos demais servidores que atuam nas escolas e das pessoas que precisam ir às unidades de ensino, como os pais e responsáveis”

A testagem dos professores ocorrerá por grupos, de forma escalonada, conforme previsto para o retorno presencial. Todas as ações corroboram a atenção da SEEDF para o retorno responsável e seguro, segundo o responsável pela pasta. “A Secretaria de Educação só irá retomar as atividades presenciais se houver todas as condições de segurança de saúde e conforme o comportamento da curva da pandemia”, afirmou Cruz.

Volta às aulas

A previsão de retorno para o dia 31 de agosto está mantida para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da educação profissionalizante. Os estudantes do Ensino Médio devem retornar em 8 de setembro. No dia 14 de setembro, os alunos dos anos finais do Ensino fundamental devem ir às aulas presenciais e, em 21 de setembro, será a vez daqueles matriculados nos anos iniciais.

Por último, ficam as crianças da Educação Infantil, com data prevista de retorno para 28 de setembro. As classes especiais e a Educação Precoce encerram o calendário de retomada ambas no dia 5 de outubro.

Reportar Erro