TRE-RJ referenda apoio de forças federais para a segurança das eleições
Será a quinta vez que uma eleição no Rio de Janeiro vai contar com esse suporte
O Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) referendou, em sessão plenária da noite desta quarta-feira (31), a decisão de solicitar, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o apoio das forças federais para a segurança das eleições em todo o estado.
A medida foi aprovada de maneira unânime. O pedido foi encaminhado pelo TSE à presidência da República que concordou com a ação. Será a quinta vez que uma eleição no Rio de Janeiro vai contar com esse suporte.
O presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme explica que foi preciso cumprir um trâmite, ouvir vários setores e o governo do estado, que tem a chancela da segurança.
“O objetivo é fortalecer a retaguarda, que foi o mote para a criação do Gabinete de Segurança Institucional (Gaesi) do TRE-RJ. É uma ação de garantia de votação e apuração, uma operação coordenada pela Justiça Eleitoral”.
A previsão é que cerca de 70 mil agentes, de diversas forças e níveis federativos, atuem na segurança das eleições em outubro.
O Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (Gaesi) foi instituído em julho, com intuito de prevenir e repreender condutas criminosas, além de contribuir para que o pleito transcorra em condições de normalidade.
O grupo tem se reunido e trabalhado de maneira integrada, com compartilhamento de informações de inteligência, para sinergia e otimização de esforços. Integram o gabinete o Comando Militar do Leste, Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e Guarda Municipal. (Com informações do TRE-RJ)