COMPROU VOTO EM 2008

TRE aplica Lei da Ficha Limpa e cassa vereador de Roteiro-AL

Nido havia comprado votos em 2008 e tem condenação a prisão

acessibilidade:

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) confirmou, na tarde dessa quinta-feira (30), que o vereador Eronildes Cândido do Nascimento, o Nido (PP), eleito em 2016 para a Câmara Municipal de Roteiro-AL, deve ter suspensos seus direitos políticos, por causa de uma condenação criminal do ano de 2010, por compra de votos em eleição do ano de 2008.

Por unanimidade, o Pleno do TRE acatou a tese da Procuradoria Regional Eleitoral em Alagoas (PRE/AL), na sessão de julgamento do recurso contra expedição de diploma do vereador, que tem sentença transitada em julgado e, por isso, se torna inelegível, nos termos da Lei da Ficha Limpa.

Condenação de 2010 fez vereador der cassado (TSE/PRE)A condenação criminal diz respeito ao processo e nº. 3146-11.2008.6.02.0000. A defesa do vereador alegou que o registro da candidatura não foi impugnado dentro do prazo e que, portanto, não se sustentaria a alegada inelegibilidade.

Porém, o trânsito em julgado da sentença em que o TRE condenou o vereador de Roteiro por compra de votos, deu-se após o registro da candidatura, assim a inelegibilidade se aplicou a partir de então justificando a perda do mandato. A condenação que motivou a inelegibilidade teve a pena privativa de liberdade de 3 anos e 10 meses de reclusão, em regime aberto, sendo substituída por duas penas restritivas de direito, consistente no pagamento de dois salários-mínimos e prestação de serviços comunitários pelo prazo correspondente ao crime de reclusão.

A decisão cassa o diploma de vereador de Eronildes Cândido do Nascimento conhecido como o Nido, determinando a perda de seu mandato atual. Nido foi o sétimo colocado na disputa pelas 9 vagas da Câmara de Roteiro, com 172 votos. (Com informações das assessorias do TRE e PRE de Alagoas)

Reportar Erro