Mais Lidas

Inspeção

Transporte público passa por fiscalização nas próximas semanas

Operação Hefesto inspeciona itens de acessibilidade da frota do DF

acessibilidade:

Auditores fiscais da Secretaria de Estado de Mobilidade do Distrito Federal começam inspeções nos itens de acessibilidade para pessoas com deficiência do transporte público, nesta segunda. A operação batizada de Hefesto, que acontece até a primeira semana de abril, fiscaliza cerca de mil ônibus.

Aspectos como funcionamento do elevador para cadeira de rodas, visores dos itinerários, condições dos assentos reservados e o espaço reservado para cadeirantes são alvos da inspeção. De acordo com a Secretaria de Mobilidade, essa é a primeira operação de três previstas para este ano.

Na primeira semana, a fiscalização acontece nas garagens. Na próxima etapa, os auditores acompanham as viagens como se fossem passageiros, para analisar também a prestação de serviço de motoristas e cobradores. A primeira empresa inspecionada foi a Viação Piracicabana. Antes de sair às ruas, 189 veículos passaram pela verificação, feita também em itens como faróis, pneus e outros itens de segurança.

No caso de irregularidade e mau funcionamento do veículo, a empresa será multada em R$ 450, e o ônibus retirado de circulação. Em caso de reincidência, uma nova multa será dada, com o valor de R$ 900. Já os funcionários que não prestarem o serviço devido serão chamados à Secretaria de Mobilidade para dar esclarecimentos, podendo passar por um curso de reciclagem.

Reportar Erro