Da história do DF

Termômetros marcam 37,8º no Distrito Federal novo recorde de calor

Calorão recorde da história do DF foi registrado na cidade de Planaltina

acessibilidade:
Tanto o calor quanto a baixa umidade do ar geram diversas consequências para o corpo humano. As pessoas devem ficar hidratadas o tempo todo. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Na tarde desta sexta-feira (09), a onda de calor que assola o  Distrito Federal nos últimos dias, chegou ao seu ápice, e foi registrada a temperatura de 37,8º na cidade de Planaltina, o mais novo recorde da história local.

Por voltas das 15h, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na estação de Águas Emendadas, que fica próximo a Planaltina, também verificou que a umidade relativa do ar estava em 19%.

Ontem, o DF já havia registrado um novo recorde de alta temperatura, na cidade do Gama os termômetros chegaram aos 37,3º e a umidade relativa do ar estava em 12%. Com dois dias consecutivos de temperaturas extremas, o ano de 2017, que registrava a temperatura mais alta do Distrito Federal, de 37,3º foi superado.

Devido a onda de calor, o Inmet emitiu um alerta vermelho chamando a atenção para o risco de morte por hipertermia, condição caracterizada pela perda da capacidade de controle da temperatura corporal em função das altas temperaturas.

Para o alívio da população, existe a previsão de chuvas isoladas no sábado (10), sendo que no domingo (11), elas vão se intensificar.

Reportar Erro