Reaberta após dois anos

TCDF vai conferir adequações exigidas na Torre Digital

Corte havia apontado falhas no projeto e execução da obra

acessibilidade:

O presidente do Tribunal de Contas do DF, Renato Rainha, vai inspecionar a Torre de TV Digital nesta sexta-feira (23). Acompanhado da equipe do Núcleo de Fiscalização de Obras do TCDF, o conselheiro quer verificar se as adequações exigidas pela Corte foram realizadas pelo governo para deixar o monumento “confortável, acessível e, principalmente, seguro para a visitação”.

A Flor do Cerrado foi reinaugurada no último dia 12 após dois anos fechada para reformas. Em fiscalizações realizadas em 2014 e neste ano, o corpo técnico do TCDF havia encontrado graves problemas. Falhas no projeto e execução da obra causaram danos que poderiam trazer prejuízo à segurança, à durabilidade e à qualidade da torre.

No dia 20 de maio, o presidente do TCDF, recebeu o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Cesar Peres; o secretário-adjunto da Sinesp, Maurício Canovas; o diretor de Edificações da Novacap, Márcio Buzar; juntamente com os auditores do TCDF que fiscalizam a construção. O objetivo foi apresentar o resultado das inspeções e fazer um esforço conjunto para solucionar as falhas apontadas. 

O corpo técnico do TCDF havia apurado que o projeto não previu a captação e a drenagem das águas pluviais, especialmente nas passarelas de acesso às cúpulas (Bar e Exposições). A água das chuvas não tinha para onde escoar adequadamente, o que causou graves infiltrações. Havia também indícios de corrosão da estrutura; sinais de oxidação da armadura de aço; além de trincas grandes na fachada, na cobertura e internamente; fissuras diversas nas rampas e por toda a obra. Na época, foram identificados alagamentos internos, aumentando as infiltrações. Houve ainda dano ao funcionamento dos sistemas de esgotamento sanitário a vácuo e de ar condicionado, por causa do escoamento indevido da água para essas tubulações.

Na inspeção realizada, o TCDF também tinha apontado a baixa qualidade da obra. A Torre de TV Digital apresentava mau acabamento e mau funcionamento de alguns sistemas e instalações. Havia fios expostos; vazamentos no sistema de descarga a vácuo e nas bombas d’água; calçadas de acesso remendadas; grandes rachaduras no piso; significativas imperfeições no acabamento de pintura em diversos locais; inclinação da rampa lateral de acesso com caimento para fora; defeitos graves no acabamento dos banheiros (fixação do espelho com adesiva, pedras manchadas e o revestimento das portas soltando); sistema de alarme de incêndio desligado por falta de sensores, que foram furtados; carpete descolando; vidros e portas rachados; entre outros. (Com informações TCDF)

Reportar Erro