Mercado de trabalho

Taxa de desemprego no DF tem diminuição de apenas 0,4% em novembro

Número de desempregados ficou em 300 mil pessoas, oito mil a menos que em outubro

acessibilidade:

A taxa de desemprego do Distrito Federal em novembro teve uma tímida redução de 0,4%: o índice passou de 18,8% para 18,4%. O número de desempregados no mês foi estimado em 300 mil — oito mil a menos em relação a outubro.

Em relação ao mesmo período no ano anterior, a taxa apresenta resultados semelhantes. Em novembro de 2016, o índice era de 18,5% — apenas 1% maior que o registrado no mesmo mês em 2017.

Os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, apontam ainda que o total de empregados subiu em três mil pessoas em novembro.

“O desemprego caiu porque mais pessoas deixaram de pressionar o mercado de trabalho”, explicou a coordenadora da PED pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Adalgiza Amaral.

Foram criados 33 mil postos de trabalho na área de serviços e 11 mil na de comércio. Houve estabilidade na indústria de transformação e redução de oito mil postos de trabalho na construção civil. O número de autônomos também subiu: 4,4%, totalizando oito mil pessoas.

Reportar Erro