Árvore Digital

Taguatinga é a primeira cidade do DF que vai receber internet gratuita

Praça do Relógio será sede do terminal, a 'árvore digital'

acessibilidade:

Taguatiga recebe na próxima terça-feira (27), o primeiro terminal digital do Distrito Federal, que vai fornecer internet de alta velocidade para até 500 aparelhos simultâneos, num raio de aproximadamente 200 metros, com conexão de 480 megas. 

A Praça do Relógio será a sede do terminal, intitulado como Árvore Digital, que tem objetivo de democratizar a internet, fornecendo por meio de pontos de acesso, internet gratuita em locais públicos.

O Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pelo projeto, Thiago Jarjour, comemora. "A internet gratuita será um ponto importante para a inclusão digital da população do DF, principalmente nas regiões mais carentes. Essa é uma das maiores entregas da nossa secretaria e estamos confiantes de que beneficiará muito nossa comunidade."

Jarjour ressalta que as árvores digitais são uma solução para a internet livre. “O antigo projeto de sinal livre tinha alguns problemas de funcionamento, além de ter um custo alto. O que fizemos foi buscar um modelo mais moderno e viável para governo, já que está saindo a custo zero para o estado”. 

As árvores digitais com wi-fi são um novo modelo de tecnologia sustentável, já que são movida por energia solar. Além de fornecer conexões de internet, ela ainda tem capacidade de carregar dispositivos eletrônicos com porta USB como celulares, tablets e computadores. O teste começa por Taguatinga, cidade satélite que abriga uma das maiores populações do Distrito Federal. Até o fim do ano serão instaladas mais 50 árvores pela cidade, mas a pretensão é abranger para todas as cidades satélites do DF.

 

 

 

 

 

Reportar Erro