Eleições 2022

Termina na segunda o prazo para justificar ausência às urnas no 2º turno

Quem não justificar a ausência pagará multa, além de ficar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral

acessibilidade:
O cidadão que não votar em três eleições consecutivas, não justificar nem quitar a multa devida terá o título eleitoral cancelado Foto: EBC

O prazo para justificar a ausência às urnas eletrônicas no segundo turno das Eleições 2022 termina na próxima segunda-feira (9).  Quem não justificar a ausência pagará multa, além de ficar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral.

A justificativa poderá ocorrer de três formas: pelo aplicativo e-Titulo; pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral; ou preenchendo o formulário de justificativa eleitoral.

Ao justificar a ausência, o eleitor terá que apresentar a documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento.

Quem não estiver em regularidade com a Justiça Eleitoral sofrerá penalidades como,  por exemplo, o impedimento de  tirar ou renovar passaporte, receber salário ou proventos de função em emprego público, ingressar no serviço público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras consequências.

O cidadão que não votar em três eleições consecutivas, não justificar nem quitar a multa devida terá o título eleitoral cancelado.