Alerta

Inmet emite alerta de chuvas intensas neste fim de semana em seis estados

O alerta é para as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país

acessibilidade:
Além das tempestades, o instituto também prevê ventos intensos e riscos de alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores Foto: Fernando Frazão/ ABr

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (6), alerta para chuvas intensas em parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país neste fim de semana.

A previsão é que durante o sábado (7) e o domingo (8), ocorram chuvas intensas em seis estados:  Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo o Inmet, as fortes chuvas estão sendo provocadas pelo fenômeno chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que teve início na noite de quarta-feira (4).

Além das tempestades, o instituto também prevê ventos intensos e riscos de alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores. Portanto, o Inmet recomenda que a população fique atenta aos avisos meteorológicos e siga a orientação da Defesa Civil das regiões afetadas.

Instruções para a população:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).