Ação conjunta

SSP prende 23 pessoas por grilagem em condomínio

Prisões ocorreram após reocupação de 500 mil m2 em Santa Maria

acessibilidade:

O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública por meio da Subsecretaria da Ordem Pública e Social (SOPS), desencadeou, hoje de manhã, operação de desocupação de área pública e reintegração de posse em uma região próxima ao Condomínio Porto Rico, em Santa Maria.  Ao todo, 23 pessoas (20 homens e três mulheres) foram presas e encaminhadas para a Delegacia do Meio Ambiente, onde serão autuadas por parcelamento irregular do solo, com pena de um a cinco anos de prisão e multa de 10 a 100 salários mínimos.

Oficiais de Justiça (TJDF) também acompanharam a operação para cumprir uma reintegração de posse, pois parte da área invadida é propriedade particular. Foram empregados 83 agentes do Comitê, que inclui as Policiais Militar e Civil, Agefis, Terracap, Bombeiros, Caesb e Dema.

Reocupação

Na última segunda-feira foi realizada uma operação de erradicação nessa mesma área, que compreendia cerca de 500 mil metros quadrados de área ocupada. Foram retiradas 300 edificações em lona e madeira, 2,5 mil metros de cerca em barbante – que eram utilizados para demarcar pelo menos cinco mil lotes.

Porém, um monitoramento feito após a desocupação constatou que a área estava sendo ocupada novamente. Com o objetivo de dar uma resposta rápida à sociedade, o Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo realizou outra operação hoje, desta vez com a prisão dos invasores.

Reportar Erro