Mar de lama

Sobe para 80 número de mortos por causa da chuva em Petrópolis

Ao todo são 372 desabrigados e 21 pessoas resgatadas com vida

acessibilidade:
Bombeiros, moradores e voluntários trabalham no local do deslizamento no Morro da Oficina, após a chuva que castigou Petrópolis, Foto: Tânia Rego/ ABr

Até o momento, de acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, 80 pessoas morreram 21 vítimas foram resgatadas com vida. A Prefeitura decretou estado de calamidade pública e reforçou as equipes dos hospitais para o atendimento às vítimas. A tragédia destruiu, ao menos, 54 residências e deixou 372 pessoas desabrigadas. O corpo de Bombeiros não sabe dizer o número de desaparecidos. Grande parte da cidade está sem luz e sem água.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro está em Petrópolis onde acompanha os trabalhos realizados depois dos  desabamentos e alagamentos causados pela enxurrada que atingiu a cidade. As ações ocorrem desde a noite de ontem (15).

Castro falou com a imprensa no começo da noite de hoje (16), e agradeceu todas as manifestações de apoio e solidariedade.”Gostaria de agradecer a todos os governadores, aos ministros, ao presidente Jair Bolsonaro, ao presidente da Câmara dos Deputados e ao presidente do Senado Federal que se colocaram a disposição para ajudar nessa tragédia”.

Para Castro se trata de uma situação “quase que de guerra”, o governador ressaltou que toda a equipe do governo está mobilizada: Corpo de Bombeiros, secretarias e demais órgãos do estado. “Atuamos no resgate e salvamento de vítimas, desobstruindo estradas, atendendo pessoas que perderam seus bens, com medicamentos e remoções, entre outras ações”.

Uma grande equipe está concentrada no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, onde o governo acredita ter o maior número de vítimas ainda soterradas. São 400 militares mobilizados e atuando em 44 pontos atingidos pelo temporal. Foi montado um hospital de campanha com 10 leitos onde as vítimas recebem o primeiro atendimento.

Mais de 180 pessoas que moram em áreas de risco foram acolhidas em escolas e recebem suporte de profissionais das áreas da saúde, educação, agentes comunitários, além da Defesa Civil. A Delegacia de Descoberta de Paradeiros realiza atendimento especializado às famílias que buscam informações de desaparecidos e registros de ocorrência. Os familiares estão sendo acolhidos e atendidos na Sala Lilás do posto.

Em atualização do boletim meteorológico, a Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento no município. A Defesa Civil reforça que a cidade segue em Estágio Operacional de Crise e orienta que a população fique atenta aos informes e alertas que podem ser atualizados a qualquer momento. Em caso de emergência as pessoas devem ligar para o 199.

Reportar Erro