Não deu tempo

Situação de Emergência da Saúde do DF é prorrogada por mais 180 dias

Segundo o secretário, ainda há pontos que precisam avançar

acessibilidade:

Foi prorrogada por mais 180 dias a Situação de Emergência da Saúde Pública do Distrito Federal. Segundo o secretário de Saúde, João Batista de Sousa, ainda há pontos que precisam avançar para oferecer mais qualidade no atendimento à população. "A situação de emergência nos possibilita, entre outras coisas, não ceder servidores para outros órgãos e facilita a relação com meus prestadores de serviço", disse o secretário.

O primeiro decreto foi publicado em 19 de janeiro. A intenção era constituir uma força tarefa  "a fim de proceder à revisão e renegociação dos contratos firmados, revisão das escalas dos servidores, podendo inclusive designar servidores para postos de atendimento emergencial, sem prejuízos de outras medidas".

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do DF, Gutemberg Fialho, a situação da Saúde do DF é difícil. “Em tese, a prorrogação vai dar mais agilidade na compra de medicamentos e insumos. Nos primeiros 180 dias, as coisas não andaram , não avançou no abastecimento. O s pacientes continuam sofrendo”, avaliou

Para Fialho, a situação do abastecimento é a mais grave atualmente na Saúde. “Tem pacientes morrendo por falta de medicação. Tem também a questão da reposição de recursos humanos. É um conjunto de medidas que precisa caminhar junto. É um grande desafio desse governo. É preciso que haja compromisso na melhoria das condições de trabalho também. Há um déficit de profissionais”, completou. “Espero que esses próximos seis meses sejam suficientes para um grande avanço, senão tem alguma coisa errada”.

 

Reportar Erro