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Sistema de bikes compartilhadas de SP terá tecnologia similar à de NY e capitais europeias

Sistema de bikes compartilhadas de SP terá tecnologia similar à de NY e capitais europeias

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O novo sistema de bicicletas compartilhadas de São Paulo passa a funcionar nesta terça feira, 30, patrocinada pelo banco Itaú. O Bike Sampa utilizará a mesma tecnologia aplicada em cidades como Nova Iorque, Londres e Montreal – com bicicletas e estações de retirada e devolução projetados pela empresa canadense PBSC.

A importação ficará a cargo da Tembici, empresa especializada em mobilidade urbana.

Nas bikes, as principais diferenças em relação às atuais são luzes alimentadas por dínamo, pneus tamanho aro 24 e um bagageiro dianteiro.

O novo Bike Sampa irá permitir o uso por até doze horas e a liberação da bike com o Bilhete Único, cartão de crédito ou dinheiro. Neste primeiro momento, serão 25 estações com 250 bicicletas ao todo.

Além disso, o novo sistema não permite o uso de até uma hora grátis como era no anterior.

Segundo o secretário de Transportes, Sérgio Avelleda, a Prefeitura estabeleceu o teto máximo de cobrança, mas o uso gratuito é uma escolha de mercado, que será decidido pelas operadoras que irão implantar o sistema.

"Aqui vai ser a lógica da concorrência, nós vamos ter várias operadoras, cada qual terá sua lógica de tarifa, e isso vai estimular os operadores evidentemente a baratear os seus preços", disse Avelleda. No entanto, como neste primeiro momento, a única operadora é a empresa Tembici, que não terá a opção do uso gratuito.

Uso

As bicicletas podem ser retiradas pelo aplicativo, com o Bilhete Único ou com o cartão do programa entregue em casa para quem se cadastrar. Não haverá venda na sede física das estações.

Cada viagem deve levar, no máximo, 60 minutos. Por exemplo: um cliente que assina o plano diário poderá ir de um ponto a outro em, no máximo, uma hora. Ele poderá pegar outra bicicleta, mas terá de esperar 15 minutos. Se ultrapassar esse limite, terá pagar R$ 5 por hora excedida.

Isso não se aplica ao plano de 12 horas, que não terá taxas extras. Ele, porém, estará limitado a cinco das 25 estações: Terminal de ônibus de Itaquera (Zona Leste); Terminal de ônibus do Tatuapé (Zona Leste); Terminal Capelinha (Zona Sul); Terminal Jabaquara (Zona Sul); e Vila Nova Cachoeirinha (Zona Norte).

Confira os planos:

– Diário a R$ 8;

– De três dias a R$ 15;

– Mensal a R$ 20;

– Anual a R$ 160;

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