vaga no STF

Simone Tebet diz que Kassio Marques vai “suar um pouquinho” em sabatina

A senadora, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça, cedeu entrevista à Radio Bandeirantes

acessibilidade:
Simone Tebet, foi a primeira presidente da CCJ do Senado Foto: Senado Federal/Reprodução

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, disse que o desembargador Kássio Marques enfrentará uma minuciosa sabatina nesta quarta-feira (21). O magistrado foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a cadeira deixada por Celso de Mello, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista à Radio Bandeirantes, Tebet diz que a conversa prévia à sabatina pelo plenário da Casa Legislativa será dura. “A questão não é a conversa, se a conversa for republicana, ela faz parte de um rito, que é de praxe do Senado Federal. Eu, particularmente, gosto dessa primeira conversa porque ela tira muitas dúvidas de como o indicado pensa dos direitos mais fundamentais do cidadão. O indicado Kássio vai ter que suar um pouquinho porque serão perguntas atuais, complexas e extremamente polêmicas”, diz a senadora.

Simone afirmou ao Jornal Gente que a avaliação do candidato à vaga na Corte vai além das competências curriculares. “É preciso entender que ali é uma casa política. Ali não se faz apenas uma análise sobre o critério jurídico há uma análise sobre o critério político. Essa questão de apenas ratificar um nome está atrelada também há algo que esteja ultrapassado e precisa ser alterado na Constituição que é a forma de indicação”.

Esta é a última etapa que Kássio deverá passar para assumir o cargo deixado na vacância da aposentadoria de Celso. Se o plenário do Senado aprovar a indicação presidencial, o magistrado oficialmente se tornará ministro do Supremo Tribunal Federal.

 

Reportar Erro