Corrupção

Siemens está em cadastro de empresas honestas no site da CGU

Empresa envolvida no escândalo do metrô aderiu à lista em 2011

acessibilidade:

A multinacional alemã Siemens, delatora do escândalo do pagamento de propina no metrô de São Paulo, em troca de imunidade civil e criminal para ela e seus executivos, está listada em um cadastro da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Instituto Ethos.

O Cadastro de empresas Pró-Ética está disponível na página da CGU para qualquer instituição que pretenda fazer parte da lista de empresas idôneas. Para participar, basta responder a um questionário com perguntas sobre a execução de medidas de integridade e políticas anticorrupção.  Ainda de acordo com a página da CGU, o órgão avalia a documentação entregue e as informações prestadas pelas empresas.

A adesão da Siemens no cadastro Pró-Ética  foi feita pelo comitê gestor do cadastro em agosto de 2011. A página também apresenta a informação que o cadastro tem a finalidade de difundir as políticas e ações pretendidas pelas empresas para criar um ambiente de integridade e confiança entre o setor público e privado. Porém, a página alerta que a presença das empresas no cadastro não indica que a CGU as tenha ?carimbado? como limpas ou livres de corrupção.

Reportar Erro