Poítica

Setor sucroalcooleiro recebe crédito de R$ 1,2 bilhão

Empréstimo ajudará o setor a quitar suas dívidas, diz Renan

acessibilidade:

O governador Renan Filho (PMDB) anunciou nesta terça-feira (22), durante solenidade no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, a concessão de um empréstimo de R$ 1,2 bilhão a usinas de cana-de- açúcar de Alagoas. Destinados ao pagamento de dívidas das empresas aos respectivos fornecedores, dos quais cerca de 90% são pequenos produtores.

Para o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), a medida vai sobretudo trazer um novo quadro do setor em Alagoas, através do pagamento do débito e da renovação dos canaviais. "O setor vive agora um momento melhor. Vamos ter condições de produzir mais e, quem sabe, reabrir novas usinas, a exemplo da Usina Uruba que se transformou na Copervales, situada em Atalaia. É importante ressaltar que a medida tomada pelo governo federal contempla não só Alagoas, mas Pernambuco e Paraíba. O empréstimo não é transferência de recurso, mas garantia de credito", explicou Renan.

O governador acrescentou ainda que o estado trabalha com produtores que já manifestam o interesse de arrendar a Usina Guaxuma para que haja a sua reabertura. No entanto, a expectativa é que isso ocorra apenas em 2016.  

De acordo com Edgar Filho, presidente da Associação dos Produtores de Cana de Alagoas (Asplana), há meses, empresários e fornecedores já tentavam negociar o empréstimo, cujo valor deve ser pago dentro de 90 dias. "O Estado tem se preocupado com os fornecedores e com os usineiros, que estão negociando há seis meses, e agora veio essa boa notícia. Como garantia, o estado já exportou 5 cotas americanas. Acredito que, dentro de 90 dias, as usinas já recebam o montante devido a cada uma. O recurso já está liberado", explicou Edgar.

 

Reportar Erro