cultura

Sertão alagoano ganha prêmio em Bienal no Sul

Tânia de Maya foi agraciada com trabalho sobre o Sertão alagoano

acessibilidade:

O Sertão alagoano está entre os 106 trabalhos de 81 artistas brasileiros expostos na Bienal Naïfs do Brasil 2014, que acontece no Sesc Piracicaba, em São Paulo. Intitulada Sertão Sempre Vivo, a obra da artista plástica Tânia de Maya foi premiada com menção especial no evento.

Tânia homenageia Alagoas e o reconhecido ao mestre artesão alagoano Fernando da Ilha do Ferro, falecido em 2009, com seus traços coloridos em óleo sobre tela. A inspiração vem das visitas à fazenda de seu avô no Sertão durante a infância, onde observava a paisagem de forma ingênua.

A artista alagoana começou a pintar em 1993 e desde 1997 é conhecida pelo seu trabalho. Em 1998, ela recebeu o mais importante prêmio da Bienal e foi capa do catálogo oficial da mostra.

Realizada pelo Sesc São Paulo desde 1992, na Unidade de Piracicaba, a Bienal Naïfs do Brasil foi criada com o intuito de privilegiar a participação dos artistas plásticos produtores de obras enquadradas na categoria de arte ingênua, espontânea, instintiva, popular, naïf ou naïve, que em sua maioria as concebem de maneira autodidata. A exposição reúne pinturas, esculturas, gravuras, bordados, tecelagens, entre outros materiais.

A Bienal Naïfs do Brasil 2014 acontece entre os dias 7 deste mês e 30 de novembro.

Reportar Erro