Governo Bolsonaro

Sérgio Moro escolhe Maurício Valeixo para o comando da Polícia Federal

Como já era previsto, Maurício Valeixo será o diretor-geral da Polícia Federal

acessibilidade:
Mauricio Valeixo, delegado e ex-diretor-geral da Polícia Federal - Foto: Joel-Cerizza/AE

Como já era previsto, o delegado Maurício Valeixo será o novo diretor-geral da Polícia Federal no governo de Jair Bolsonaro, conforme informou nesta terça-feira (20), o futuro ministro da Justiça Sérgio Moro. Ele vai substituir o delegado Rogério Galloro, que ficou no cargo por oito meses. Galloro assumiu o cargo de diretor-geral da PF em março deste ano, no lugar de Fernando Segovia.

Valeixo  atualmente é o superintendente da Polícia Federal no Paraná, e trabalhou com Moro durante algumas fases da Operação Lava Jato. Entre elas, o delegado coordenou a operação que culminou na prisão do ex-presidente Lula. “Eu sempre afirmei que seria eu um tolo se não aproveitasse pessoas que trabalharam comigo, especialmente no âmbito da Operação Lava Jato, que essas pessoas já provaram tanto a sua integridade quanto a sua eficiência”, afirmou Moro.

Moro ressaltou que o papel do delegado será o combate aos dois maiores problemas do Brasil, “a corrupção e o crime organizado”. E afirmou que “Ele irá fortalecer a Polícia Federal, direcionando as investigações com foco”.

Sérgio Moro afirmou que irá convidar Galloro para assumir alguma função dentro do Ministério da Justiça e Segurança Pública.”Conversei com dr. Galloro, agradeci a ele pelos serviços prestados e pretendo convidá-lo a ajudar em alguma função no âmbito do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, ele não sai por demérito”.

Perfil do futuro diretor da Polícia Federal

Maurício Leite Valeixo nasceu em Mandaguaçu, no Paraná, e formou-se em direito pela universidade PUC-PR.

Entrou na Polícia Federal no ano de 1996. Atuou como delegado na divisão de combate ao tráfico internacional de drogas. Chefiou a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor). Valeixo também foi diretor da diretoria de Inteligência, adido policial em Washington, nos Estados Unidos.

Antes de integrar a PF, o delegado atuou na Polícia Civil no combate a organizações criminosas, junto ao Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre).

Reportar Erro