'Afundamento' de bairro

Senador Rodrigo Cunha alerta a engenheiros sobre bairro ameaçado em Maceió

Grave situação enfrentada por moradores foi exposta em encontro nacional em Brasília

acessibilidade:
Senador Rodrigo Cunha. Foto: Divulgação

O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) chamou a atenção de engenheiros de todo o Brasil para a grave situação enfrentada pelos moradores do bairro do Pinheiro, ameaçado por fissuras no solo e em imóveis, agravadas por tremores de terra ocorridos há um ano, em Maceió (AL). O parlamentar fez o apelo durante a abertura do 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, nesta quarta-feira (20), em Brasília (DF).

“Estamos diante de uma calamidade praticamente no coração da capital alagoana. Aos senhores, que vão passar a semana toda debatendo assuntos de interesse nacional, alerto que a situação do Pinheiro não é um assunto local, é uma tragédia anunciada. É um apelo que faço para que tratem de maneira específica”, discursou Rodrigo Cunha no evento.

O fenômeno geológico classificado como “afundamento” no Pinheiro ainda não tem causas diagnosticadas pelos especialistas do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), mas o presidente Jair Bolsonaro (PSL) atribuiu suas causas à atividade de mineração exercida pela Braskem, na extração de sal-gema na região. A tese é uma das linhas de investigação, que também inclui fenômenos naturais e falhas na distribuição de água e saneamento básico no bairro. A Braskem nega ser responsável pelos danos.

O encontro reúne lideranças e profissionais de engenharia, agronomia, meteorologia, geologia e geografia de todos os estados. E o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia considera o evento como importante para definir a estratégia política do setor de engenharia nacional.

Reportar Erro