Confronto em Sobral

Senador Cid Gomes leva tiros, ao tentar furar motim de PMs com escavadeira

Político foi atingido no peito por disparos de arma de fogo, ao dirigir trator contra policiais

acessibilidade:
Senador Cid Gomes foi atingido próximo ao peito por disparo de arma de fogo, em Sobral. Foto Reprodução

Em uma tentativa de dar fim ao motim de policiais encapuzados que sequestraram viaturas e fecharam o comércio de Sobral (SE), o senador Cid Gomes (PDT-CE) foi atingido no peito por disparos de arma de fogo, na tarde desta quarta-feira (19). O político pilotava uma retroescavadeira e tentava furar um bloqueio feito diante de uma área militar.

“Mataram o Cid!”, chegou a gritar um dos manifestantes contrários ao motim, após o senador ser atingido por um dos cinco disparos feitos na direção do veículo pilotado por Cid Gomes.

O senador foi fotografado sangrando, e também foi ferido por estilhaços dos vidros do trator que também atingido por pedradas. A assessoria do político chegou a afirmar que Cid Gomes foi atingido por uma bala de borracha. Mas já confirmou que ele foi baleado no peito, por arma de fogo, e foi encaminhado ao Hospital do Coração de Sobral, estabilizado e encaminhado para a Santa Casa. Ele está lúcido, se recupera bem e respira sem ajuda de aparelhos.

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, disse que seu irmão senador foi vitima de dois tiros de arma de fogo disparados por parte de policiais militares amotinados e mascarados em Sobral.

“Até aqui as informações médicas são de que as balas não atingiram órgãos vitais apesar de terem mirado seu peito esquerdo. Novos exames estão sendo feitos mas a palavra aos familiares e amigos é de que Cid não corre risco de morte. Espero serenamente, embora cheio de revolta, que as autoridades responsáveis apresentem prontamente os marginais que tentaram este homicídio bárbaro às penas da lei”, escreveu Ciro Gomes.

O Governo do Ceará prometeu punir PMs que cometam atos que configurem crime militar. E o Ministério da Justiça enviou equipes das polícias Federal e Rodoviária Federal, para garantir a segurança do Senador.

Pelas imagens que flagram o socorro ao senador, é possível ver que o tiro perfurou o peito de Cid Gomes, numa região mais próxima ao seu ombro esquerdo, mais distante do coração.

Veja o momento do confronto:

Contra o terror e a desordem

Cid Gomes está licenciado e deixou a capital Fortaleza em direção a Sobral, para tentar conter o grupo de policiais militares que tenta impedir o trabalho da PM, em seu reduto político. A manifestação cobra reajuste salarial, mas para Cid Gomes é inaceitável.

“Estou a caminho da minha cidade, Sobral, para defender a paz lá e em todo o Ceará. Não podemos aceitar que algumas pessoas que deveriam proteger e trazer segurança aos cearenses estejam praticando o terror e a desordem”, publicou o senador em seu Instagram, horas antes do confronto.

Para impedir a saída dos policiais militares para as ruas, os manifestantes secaram pneus de viaturas. E ainda circularam em outros carros da PM, encapuzados, ordenando que comerciantes do Centro de Sobral baixassem as portas. A ordem foi atendida por cerca de 15 minutos, até a Polícia Civil e a Guarda Municipal intervir e garantir a reabertura das lojas.

Reportar Erro