Eleições 2022

Senado recebe delegação estrangeira que vai acompanhar as eleições de domingo

A programação para os convidados internacionais foi definida pelo Tribunal Superior Eleitoral

acessibilidade:
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participa nesta quinta-feira (29) da sessão de abertura de um ciclo de palestras para convidados internacionais que devem acompanhar as eleições brasileiras no próximo domingo (2). Na sexta-feira (30), a delegação estrangeira participa de sessão no Senado.

A programação para os convidados internacionais foi definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além do ciclo de palestras, os observadores devem visitar locais de votação, acompanhar o teste de integridade das urnas eletrônicas e assistir à totalização dos votos. A comitiva conta com representantes do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (Idea Internacional), além de convidados de países como Costa Rica, Colômbia, Uruguai, Portugal, Rússia, França e Espanha.

Senado

A programação no Senado está marcada para as 15h de sexta-feira. A visita começa com uma sessão no Plenário, com a presença do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, do secretário-geral do TSE, José Levi Mello, e do chefe da Missão de Observação da União Interamericana dos Órgãos Eleitorais (Uniore), Lorenzo Córdova. A atividade será transmitida pela TV Senado.

Em seguida, o secretário-geral da Mesa, Gustavo Sabóia, faz palestra sobre o processo legislativo no Brasil, veiculada pelo canal da TV Senado no YouTube. A delegação deve participar ainda de uma visita guiada ao Congresso Nacional. Além de representantes de organismos internacionais, o grupo é composto por autoridades eleitorais, profissionais de imprensa estrangeira e integrantes do TSE.

Palestras

A programação definida pelo TSE começou às 9h30, no Hotel Windsor, em Brasília. Além de Rodrigo Pacheco, a abertura do ciclo de palestras conta com a presença do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Também participam da cerimônia o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e chefe da Missão de Observação da Uniore, Lorenzo Córdova.

As palestras serão transmitidas pelo canal do TSE no YouTube. As apresentações de quinta-feira devem tratar dos seguintes temas: “Eleições Gerais 2022: quadro geral e grandes números”, “Mulheres na política e nas eleições” e “Ações Afirmativas Eleitorais para Grupos Socialmente Excluídos”.

Na sexta-feira, a comitiva internacional participa de palestras sobre “As urnas eletrônicas como instrumento da expressão da soberania popular” e “Desafios da democracia no mundo e na América Latina”. No sábado (1°), os debates serão sobre “Fortalecimento Institucional e Combate à Desinformação” e “Financiamento de Candidaturas”. (Agência Senado)